Todos os Artigos
Economize Energia Utilizando Conversores de Frequência Danfoss

Sistemas de degelo automático

Importância e função das válvulas e controles aplicados na refrigeração industrial

Aumento da eficiência frigorífica com uso de Purgadores de Ar Multiponto

Estudo sobre a economia de energia elétrica obtida com a instalação de purgadores de ar “Armstrong"

 

Economize Energia Utilizando Conversores de Frequência Danfoss 

 


Os Conversores de Freqüência têm representado mais um importante papel dentro de inúmeras indústrias.

 

A capacidade de controle de velocidade e torque além da flexibilidade e facilidade de uso, fazem do Conversor de Freqüência, um componente de Automação Industrial, virtualmente indispensável.


Tomando vantagem do controle de velocidade de motores assíncronos trifásicos de corrente alternada convencionais, e algumas características intrínsecas de alguns tipos de carga, podemos economizar energia elétrica, de uma maneira inteligente e com
altos ganhos.

 

Cargas que permitem uma economia de energia considerável são as chamadas Cargas Quadráticas. Exemplos típicos deste tipo de carga são Bombas Centrífugas e Ventiladores. Estas cargas, têm uma curva de consumo de potência em função da velocidade (Rotações por Minuto), com uma característica cúbica, ou seja, em baixas rotações, temos um consumo baixo de potência enquanto que a medida que aumentamos a rotação, a potência cresce em função do cubo da velocidade (vide figura 1). O ganho então se encontra em altas velocidades de rotação, pois uma pequena diminuição na rotação representa um queda importante de potência consumida.

 

 

Observando o gráfico da figura 1, notamos que se a velocidade da bomba centrifuga ou ventilador acoplado ao motor que o conversor controla, estiver em 100%, a potência consumida será também de 100%. Entretanto, se diminuirmos a velocidade de rotação da bomba centrífuga ou ventilador para 70% da rotação nominal, a potência consumida pelo motor cai para 34% da potência nominal.

 

Como muitos processos permitem que se trabalhe com uma rotação menor do que a nominal, em função de períodos em que a necessidade de vazão pelo processo é menor, obtemos economias consideráveis de energia.

 

Outras formas de economia de energia, tomando vantagem da característica de cargas quadráticas é a otimização do sistema. Um exemplo que ilustra bem a técnica pode ser visto na figura 2:

 

 


Existem instalações onde se faz o controle ON-OFF de cada um dos ventiladores de acordo com a temperatura do líquido de arrefecimento, ou seja, à medida que é necessário mais troca de calor, ligamos mais ventiladores, sem controle de velocidade a 100%, quando a demanda de troca de calor cai, desliga-se os ventiladores em uma seqüência.


Um meio muito mais econômico do ponto de vista de manutenção, demanda e consumo é manter todos os ventiladores trabalhando com variação de velocidade. Ao invés de ligar e desligar ventiladores para compensar as variações de demanda de frio, mantemos todos os ventiladores sendo controlados por conversores de freqüência, mas a uma velocidade menor.
As vantagens imediatas são:


• Economia de energia devido à característica de potência em função de velocidade
• Partidas e paradas suaves pelo Conversor de Freqüência, o que aumenta a vida útil dos componentes mecânicos
(rolamentos).
• Uniformidade térmica ao longo do trocador de calor, pois todos os ventiladores
funcionam ao mesmo tempo, porém com velocidade controlada.

 

Além de aproveitar as características intrínsecas de bombas centrífugas e ventiladores, para economia de energia, os Conversores de Freqüência Danfoss, possuem funções especiais que otimizam ainda mais a economia.


A série VLT 6000 e a série VLT FC 100 e FC 300 Automation Drive possuem a função A.E.O. (Automatic Energy Optimization). A função A.E.O. é uma característica avançada que auxilia na economia de energia, pois o Conversor monitora diretamente a carga. Quando a carga associada ao motor diminui, a função A.E.O faz com que a tensão aplicada ao motor diminua, o que resulta numa otimização instantânea do consumo de potência do motor (vide figura 3):

 


Outro recurso que está presente na série VLT 6000 / FC 100 é a função Sleep Mode.
A função Sleep Mode, permite que o usuário programe determinados limites mímínimos de variáveis monitoradas pelo Conversor, que ativam a função. A função então faz com que o Conversor abaixe a freqüência de saída ou mesmo pare o motor em função de uma variável de processo e somente faça o motor girar novamente quando a variável de processo monitorada ultrapassar um limite também programável (vide figura 4).

 


 

Um exemplo que ilustra a função Sleep Mode é o de um auditório. O VLT6000 ou FC 100 controla o sistema de ar condicionado (fan coils) do auditório. Sensores de temperatura estão estrategicamente instalados no auditório, informando a temperatura ambiente.
Quando o auditório estiver ocupado, a variável temperatura tende a subir, o que faz com que o VLT6000 / FC 100 "acorde" e controle a velocidade do fan coil.


Durante a noite ou durante o almoço, a temperatura tende a cair pois o auditório estará vazio. O drive então "adormece" desligando completamente o motor acoplado ao fan coil, economizando portanto, energia.

 

Finalmente outra característica padrão dos conversores de freqüência Danfoss são os filtros de harmônicas que também acabam economizando energia.


Harmônicas em uma instalação elétrica causam aquecimento de cabos, de transformadores, diminuição do Fator de Potência e consequentemente desperdício de energia.


Todos os Conversores de Freqüência Danfoss possuem Filtro de Harmônicas (bobinas DC) sem nenhum custo adicional.